Kkkk
O sintoma mais comum é o prurido anal provocado pelas fêmeas, quando migram do intestino grosso, onde vivem e se acasalam, até a região anal para a postura dos ovos. transmissão A transmissão ocorre pela ingestão dos ovos, pela auto-fecundação, quando portadores (principalmente crianças) coçam a região anal e levam a mão á boca os ovos que ficam sob as unhas, ou por retro infestação, com as larvas eclodindo dos ovos no ânus e migrando para o intestino grosso, onde ficam adultas. Os demais sintomas são a diarréia, náuseas, vômitos e dores abdominais.
Profilaxia A profilaxia consiste na higiene pessoal no uso correto dos sanitários, nos cuidados referentes á alimentação e á água, etc.
Giardiase A giardiase é uma parasitose intestinal, também denominada giardose ou lambliase, causada pelo protozoário flagelado giárdia lamblia, que vive no intestino delgado humano, e a de cisto, ovóide, tretranucleado, eliminado aos milhões com as fezes, contaminando a água e os alimentos. È cosmopolita, sendo uma doença características das regiões tropicais. E subtropicais. Giárdia lamblia é o enteroparasita com maior número de cistos encontrados em águas de córregos usados na irrigação de hortaliças, encontrando-se nas populações ribeirinhas freqüência considerável da protozose. Ciclo evolutivo O homem ingere alimentos ou água contaminadas com os cistos. As moscas e baratas têm papel importante, a exemplo do que ocorre na amebíase e em outras doenças. Os cistos percorrem a porção inicial do tubo digestivo, sem serem atacados pelo suco gástrico. Só no intestino delgado, ocorre o desencistamento, liberando novos trofozoitos, que se fixam na mucosa intestinal, determinado o inicio da parasitose. Ainda que as giárdias careçam de capacidade para invadir os tecidos, como acontece com as amebas, são capazes de desenvolver uma manifestação patogênica. Como são em grande número, podem chegar a cobrir amplas áreas da mucosa, interferindo nas funções de absorção de