kjjj
Do Imperialismo ao socialismo
País com mais de 4 mil anos de hitória,a China sofreu,durante o século XIX,grande influencia de potencias imperialistas,como Inglaterra,França,Russia e EUA.
Deu-se inicio a um descontentamento popular que resultou na fundação do partido Nacionalista,que,a principio,atuou como aliado do Partido Nacionalista.
Em 1927,iniciou-se uma longa uma longa disputa travada entre Nacionalistas e comunistas pelo poder na China.Vitoriosos os comunistas,liderados por Mao TSE-tung,proclamaram a Republica popular da China,que ocupa a porção continental e é o terceiro maior país do mundo em extensão territorial.Refugiaram-se na ilha de formosa ou Taiwan.
Em 1957, o governo chinês resolveu investir na industria,criando toda a infraestrutura necessária para a instalação de um grande parque industrial.
Em 1972,o presidente Richard visitou o país.Nesse mesmo ano,a republica popular da China ingressou no conselho da segurança da ONU.Pós morte do grande Timoneiro,seu substituto,Deng Xiao Ping,realizou uma nova REVOLUÇAO CHINESA,a revolução para a modernidade.
Economia socialista de mercado
A china depois de passar décadas em estado de “Sono Profundo”, resolveu acordar. Sob o comando de Deng Xiaoping, iniciou-se, a partir de 1978, uma reforma na economia, paralelamente a abertura da economia chinesa ao exterior.
Os chineses no poder queriam fazer reformas econômicas para o regime chinês e também justificar ideologicamente a simbiose da economia de mercado com a economia de planificação sob o controle do estado. Era uma tentativa de perpetuar a hegemonia do PCC.
Deng Xiao Ping começou pela agricultura,transformando o mercado de produtos agrícolas no país.Para isso foram tomadas as seguintes medidas:
**Extinçao das comunas populares,fazendas coletivas da época de Mao TSE-tng.
**Permissão para os agricultores venderem a prodruçao após entregar a parte que cabia ao Estado,criando um