Kjhkg
537 palavras
3 páginas
Colégio Estadual Úsula Catharino Data : 17/12/12 série/turma: 8ª
Aluno: Jean Victor S. Guimaraes
Prof:_______________________
Europa ocidental
A Europa Ocidental ou Oeste Europeu é uma parte da Europa cujas fronteiras dependem da definição. Estas fronteiras, no entanto, estão sujeitas a consideráveis flutuações e sobreposições, o que dificulta a diferenciação. O conceito de Europa Ocidental também está associado à noção deMundo Ocidental.
Antes da Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, o termo "Europa Ocidental" era usado para designar a parte de Europa que tinha raízes católicas ou protestantes, ou seja, a área ocupada porAndorra, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Itália,Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mónaco, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano. Foram nestes países em que a cultura ocidental nasceu e floresceu, acabando por disseminar-se por todo o mundo.
Durante a Guerra Fria, quando a Europa Ocidental designava os países membros da NATO e sob influência norte-americana, o termo era frequentemente usado como contraponto ao Leste Europeu, que estava sob influência soviética. As fronteiras entre os países do Ocidente e do Leste estavam bem defendidas e patrolhadas, especialmente do lado oriental. A estas fronteiras dava-se também o nome de Cortina de Ferro.
Até há pouco tempo, podia-se dizer com segurança que a Europa Ocidental correspondia aos países da União Europeia, adicionando-se a Islândia, a Suíça, o Liechtenstein, Andorra, a Noruega, San Marino, Mónaco e o Vaticano.
A crise e o aumento do desemprego incentivaram os europeus ocidentais a poupar mais. Os alemães, os belgas e os franceses estão a pôr de lado 15-17% dos seus rendimentos, observa o Dziennik Gazeta Prawna, que realça que “nos Estados-membros da UE mais pobres, como as repúblicas do Báltico, a Hungria e a Polónia, a taxa de poupança é duas ou três vezes mais baixa”.
A europa, e