kjhj

2006 palavras 9 páginas
O INGRESSO NAS UNIVERSIDADES NO BRASIL
O exame de acesso ao ensino superior, no Brasil, chamado de vestibular, é algo muito tenebroso para a maioria dos estudantes brasileiros.
Muitos estudiosos consideram injusto os exames, devido à alta complexidade das questões e a falta de base da esmagadora maioria dos estudantes.
Vejamos o que ocorre:
A maioria dos alunos, 99%, estão na escola pública, do governo, e apenas 1% estudam nas particulares, custeadas à altas mensalidades (as boas).
Todos sabem que o ensino na escola pública no Brasil é fraco, o aluno não sai com base para tentar entrar na universidade. Os professores faltam muito, e a matéria não é toda ensinada. Muitas vezes os alunos terminam o 12º ano sem terem visto nada de física, química ou matemática, ou se não, é dado pouca coisa.
Os alunos das escolas particulares são muito mais bem preparados, pois se pagam, exigem qualidade. Assim eles terminam o 12º ano com toda a matéria ensinada, de todas as disciplinas, e têm melhores condições de ser aprovados nos exames.
O que diferencia e causa esta controvérsia é o sistema. Nas escolas particulares há inspectores, muitos coordenadores a fiscalizar os professores para ver se estão a dar toda a matéria. Há um programa bem estruturado que é obrigatório ser seguido. Já nas escolas públicas, devido aos baixos salários dos professores, eles fazem o que querem, não há organização, estrutura e muito menos dedicação.
Assim quem são prejudicados são os alunos, pois na hora do exame perdem as vagas para os das escolas particulares.
O que causa indignação entre as camadas menos favorecidas, que estudam em escolas públicas, é o fato de esses estudantes das escolas particulares poderem pagar uma universidade particular, mas preferem tentar primeiro as públicas, e porque geralmente passam, assim tiram a vaga de outro aluno mais pobre.
De fato, é comprovado no Brasil, que as universidades públicas são as melhores para se estudar. Daí a grande concorrência.

Relacionados

  • kjhj
    81641 palavras | 327 páginas
  • kjhj,l
    334 palavras | 2 páginas
  • PARAMETROS EVOLUTIVOS DO NAMORO
    64744 palavras | 259 páginas
  • Trafo
    127718 palavras | 511 páginas