Kissinger sob a otica de morgenthau e aron
ALUNO: IGOR TAIRONE RAMOS DOS SANTOS-11313209
TURMA: RELAÇÕES INTERNACIONAIS, 2º PERÍODO
EXERCÍCIO RELACIONADO AO DOCUMENTÁRIO: “THE TRIALS OF HENRY KISSINGER”
Kissinger trabalhou no governo norte-americano, no ramo diplomático do mesmo país e como conselheiro político de Dwight Eisenhower, John Kennedy e Lyndon Johnson, o mesmo chegou aos Estados Unidos com a família como fugitivo da Alemanha, onde estava acontecendo a perseguição severa aos judeus. Atualmente, está envolto em polêmicas, acusado de cometer crimes de guerra durante o período que trabalhava de conselheiro dos políticos supracitados e quando participou ativamente de negociações da Guerra do Vietnam, durante a Guerra-Friai .
O fato é que Kissinger desde mais jovem teve a chance de experimentar a capacidade de poder e repressão do Estado, já que adentrou território americano fugindo de uma repressão do sistema. Enquanto político se mostrou muito eficiente, pois, protagonizou episódios importantes da Guerra Fria e do desenvolvimento da política externa dos Estados Unidos como o retorno da interação Estados Unidos-China e as negociações de paz no Vietnam, que atravessava período de guerra.
Henry Kissinger é acusado de muitos crimes de guerra tais como: ordenar bombardeio ao Camboja, ser o arquiteto do golpe militar que ocorreu no Chile, ser responsável por massacres no Vietnã, mesmo com fim do conflito decretado. Mas todas essas questões precisam passar por um julgamento e reunião de provas meticulosas, mas existem empecilhos, pois, além de não haverem acordos e tratados internacionais, não há uma constituição que regule as Relações Internacionais entre os países, então os Estados que participaram passivamente dos ataques não tem jurisdição para punir Henry Kissinger em seu território, a não ser que seja levado a um tribunal internacional, mesmo assim estando em conformidade com seu próprio Estado, o que acaba de certo modo dificultando, visto que traria uma