Kiss fm
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
“No composto da comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é a responsável direta, por meio da gestão estratégica das relações públicas, pela construção e formatação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização. A comunicação institucional está intrinsecamente ligada aos aspectos corporativos institucionais que explicitam o lado público das organizações, constrói uma personalidade creditável organizacional e tem como proposta básica a influência político-social na sociedade em que está inserida”. Kunsch
Um dos maiores patrimônios da organização é constituído pelo seu nome, sua identidade corporativa, pela imagem que projetam, por sua reputação no mercado e pela marca de seus produtos.
Uma empresa ou um produto/serviço, pertença ele à categoria de bens de consumo ou à de bens duráveis, possui uma identidade e uma imagem. Ao se comunicar com os diversos públicos, principalmente os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando o consumidor adquire um produto, na verdade, está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.
Alguns autores de comunicação postulam os seguintes princípios:
✓ A imagem/identidade da empresa é seu maior patrimônio, seu maior valor.
✓ Ela representa a empresa junto a seus públicos e à opinião pública em geral.
✓ Que justamente por isso, é ela que realmente vende a empresa no mercado, como a Coca-Cola, Google, valor da marca.
✓ E finalmente, que cabe à comunicação construir e/ou manter esse que é mais precioso bem da empresa: sua imagem corporativa.
■ O Nome e a Marca
O nome da marca representa a identidade de uma organização e a projeção pública de sua imagem. Expresso em um logotipo ou logomarca, o nome é a marca, a roupagem pública e simbólica da organização.
Atualmente, vivemos sob o “império das marcas”, em decorrência da oferta de produtos similares com