Kinsey
1) Escolha do tema: A partir de problemas pessoais na adolescência com o pai e no casamento, Kinsey procurou respostas para suas dúvidas com um especialista. Entretanto, surgiu à oportunidade de ministrar aulas sobre Higiene Pessoal na Faculdade o que o leva a aprofundar o assunto sobre sexo. Vários alunos o procuraram para sanar dúvidas de diversos assuntos sobre o relacionamento que mantinham, mas o problema de Kinsey era não saber responder essas questões, pois não existiam estudos científicos que comprovassem o que era realmente um hábito considerado normal entre a população. E seguindo esta linha de pensamento, o Professor resolveu desenvolver um levantamento das relações sexuais e hábitos que as pessoas praticaram durante a vida, para obter baseados em dados científicos as respostas para tantas indagações.
2) Método de pesquisa: Primeiramente, Kinsey entregou questionários com 100 perguntas para os alunos que freqüentavam suas aulas, porém esta idéia não obteve o sucesso desejado porque as fichas foram entregues de forma incompleta e não tinha como saber se as revelações eram realmente verdadeiras. Então, ele idealizou um método de pesquisa baseado em entrevistas informais com a população, de forma descontraída a fim de obter maiores informações. Para isso, conseguiu patrocínio para abranger sua pesquisa e alcançar dados relevantes, treinou seus empregados para realizarem uma pesquisa confiável, para enfim descrever as citações num livro.
3) Influência da pesquisa no comportamento do pesquisador: Ao se deparar com situações adversas, Kinsey acabou se confrontando com seus próprios princípios e re-analisando o que era o correto cientificamente. A partir destas observações, o pesquisador acabou confundindo certas experiências citadas por voluntários em suas pesquisas como normais, o que o levou a mudar de hábitos, como por exemplo, manter relações sexuais com outro homem ou até mesmo concordar que sua esposa mantivesse