Kinect e suas tecnologias
Introdução a Engenharia da Computação,
Lecionada pelo professor Israel Morais,
Pelos alunos:
Bruno Fernandes Nunes
Daniel Pedro de Abreu Oliveira
Filipe de Magalhães Costa
Setembro / 2011
1. Introdução
A Microsoft começou no mundo dos consoles com o Xbox. O mesmo não fez tanto sucesso, porém, foi revolucionário pela tecnologia utilizada, como o processador X86 (baseado no Pentium III), um chip gráfico derivado das placas de vídeo dos computadores e também um HD interno. Tecnologia que nunca tinha sido visto antes para consoles.
O trabalho que aqui será explicado mostra o Kinect como um novo dispositivo para o Xbox 360, porém este pode ser utilizado em outras áreas, como veremos mais adiante.
2. Objetivos
O objetivo do Kinect foi elevar a empresa Microsoft no mercado para competir com a Nintendo e a Sony, com seus respectivos Wii e Move.
3. Funcionamento
A tecnologia usada no dispositivo Kinect, da Microsoft, é baseada em uma câmera RGB, conjuntos de microfones, e uma sofisticada câmera para detecção de profundidade em conjunto com um scanner infravermelho, no qual estes detectam gestos a distância e os utilizam como ordens de comandos a serem executados nos consoles. O sensor Kinect é uma barra horizontal conectado a uma pequena base com um pivô motorizado e designado a ser posicionado pouco acima ou abaixo da tela. Dentro do sensor, podemos encontrar: • Light Coding – Sensor de profundidade
Tecnologia desenvolvida por uma empresa israelense, PrimeSense. Faz todo o escaneamento 3D que interpreta informações em cenas tridimensionais de uma estrutura contínua, empregando uma variante reconstrução de imagens 3D.
Este sensor observa toda a cena, dentre os usuários e seus arredores, e um componente de percepção, que compreende a interação do usuário dentro desses ambientes. Codifica também todo o volume da cena em uma frequência de luz quase infravermelha,