kikghrhrhruj5

629 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Profº Enildo

Respostas do Trabalho Designado

Alunos: Américo Ferreira Diogo D. Arruda
Respostas das 3 questões:

1) Os fatores internos: seriam basicamente dois, a saber: uma mudança na relação entre a elasticidade renda da demanda por produtos manufaturados e serviços e o crescimento mais rápido da produtividade na indústria do que no setor de serviços.
Os fatores externos: que induzem a desindustrialização estão relacionados ao grau de integração comercial e produtiva das economias, ou seja, com o estágio alcançado pelo assim clamado processo de “globalização”.
A indústria é o motor de crescimento de longo-prazo, pois ela é a fonte de retornos crescentes de escala (indispensável para a sustentação do crescimento no longo-prazo), é o setor com maiores encadeamentos para frente e pra trás na estrutura produtiva, é a fonte e/ou a principal difusora do progresso tecnológico e permite o relaxamento da restrição de balanço de pagamentos ao crescimento de longo-prazo pois as exportações de manufaturados tem maior elasticidade renda do que a exportação de produtos primários. Portanto a solução seria o investimento em industrialização nacional, apoiar o crescimento no setor tecnológico. Mesmo sendo a longo-prazo, no entanto estaríamos crescendo e fortalecendo nossa economia.
Nesse contexto, a desindustrialização é um fenômeno que tem impacto negativo sobre o potencial de crescimento de longo-prazo, pois reduz a geração de retornos crescentes, diminui o ritmo de progresso técnico e aumenta a restrição externa ao crescimento. 2º) A gente está em um nível considerável de pleno emprego. Mas as empresas têm grandes dificuldades para contratar porque as pessoas desempregadas são muito pouco qualificadas.
Isso afeta tanto o aumento da capacidade de produção quanto a própria produtividade da economia. A questão da mão de obra é central para você entender porque o Brasil

Relacionados