kijnhb
461 palavras
2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIANOEL VICTOR FERNANDES
JONATHAN SANTIAGO
YURI ALVES
VINICIUS ALVES
ELETROÍMÃ
SALVADOR
2014
FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA
Eletroímã é um ímã cujo campo magnético é criado a partir de uma corrente elétrica que percorre um solenoide (conjunto de espiras). A espira é um fio condutor dobrado em forma de círculo.
Toda a matéria, incluindo o núcleo de ferro do eletroímã, é composta por átomos, os átomos quando movimentam-se produzem campo magnético muito pequeno, podendo ser comparado a um pequeno ímã. Estes ímãs elementares estão orientados num objeto metálico, como uma barra de ferro, por exemplo, de forma aleatória, de forma em que não há magnetização do mesmo. Quando o eletroímã está desligado e nenhuma corrente está passando por ele, todos esses átomos estão bagunçados, dispostos de forma aleatória.
Quando a corrente elétrica percorre o solenoide, este gera um pequeno campo magnético ao seu redor. Esse campo magnético penetra no núcleo metálico e alinham os átomos, fazendo com que eles se movimentem, todos na mesma direção, acompanhando o formato das espiras, como pode ser observado na figura 01. Dessa maneira, o campo magnético aumenta, magnetizando o metal, ao ponto de formar um ímã.
Figura 01- Campo magnético
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/area-42
Para saber a intensidade do vetor indução magnética, considerando o vácuo, usamos a equação (ilustrada pela figura seguinte):
B = µo.i/2.R
Figura 02 – Vetor indução magnética
http://www.infoescola.com/eletromagnetismo/eletroima/
Onde: µ0 = Permeabilidade magnética inicial; I= Corrente elétrica; R= Raio da espira.
Podemos identificar o sentido da indução magnética por meio do sentido da corrente elétrica. Usando a regra da mão direita, a ponta do polegar aponta para o norte N do ímã induzido e os outros dedos “fechando” indicam o sentido convencional da corrente elétrica na espira.
Várias espiras produzem em seu interior um campo