Kibon
A KIBON começou na cidade de Xangai na China tendo origem em uma empresa criada por um empreendedor norte americano chamado Ulysses Harkson.
Na Década de 40 com a segunda guerra mundial a tensão entre Japão e China fez com que a empresa se transferisse para o Brasil.
A empresa foi fundada em 1941 por John Kent Lutey no Morro da Mangueira no Rio de Janeiro com o nome de U.S. Harkson do Brasil
Em 1942 a empresa mudou seu nome para “Sorvex Kibon”
Em 1951 a Empresa passou a se chamar KIBON
A empresa ficou nas mãos de Lutey até 1960, quando foi vendida à General Foods.
A mecanização chegou às fábricas em 1967 com a adoção de máquinas que embalavam os produtos sem contato manual.
Em 1985 a KIBON foi vendida para a Phillip Morris
Já em 1997, um negócio bilionário leva a Gessy Lever (atual Unilever) para as manchetes dos meios de comunicação com o anúncio da compra da KIBON por US$ 930 milhões.
Departamento de Logística
,
A equipe de logística da empresa Kibon tem uma estratégia de controle rígido da temperatura nos centros de distribuição e nos veículos que transportam seus produtos.
Todos os baús são próprios da Kibon e são instalados nos caminhões das empresas terceirizadas.
A temperatura dos sorvetes que ser de 25 graus negativos, se a temperatura diminuir pode causar alterações no produto e na sua textura.
Nos centros de distribuição e nas fábricas, o ambiente de armazenamento é polar e a temperatura fica abaixo de - 30ºC
A temperatura dos caminhões e controlada durante todo o dia. Para isso, os baús são equipados com controladores de temperatura.
Caso a temperatura chegue ao seu limite o motorista tem que voltar ao centro de distribuição para gelar o caminhão novamente.
O controle rígido faz parte da rotina dos 15 centros de distribuição que a empresa mantém no Brasil, os quais são responsáveis pela entrega de produtos em 80 mil pontos de