keynes principio da demanda efetiva
É o princípio que determina o que se deveria produzir a quantidade dada e não o que o sistema tivesse a capacidade de produzir, ou seja, se não houver demanda não haverá produção e consequentemente a capacidade de produção se torna ociosa. Keynes introduziu um novo conceito na teoria econômica: o do princípio da demanda efetiva. Por meio desse princípio Keynes demonstrou que a falta de demanda é um limite para a produção, podendo existir um ponto de equilíbrio com desemprego.
O principio da demanda pode ser definido através de três elementos que são: o poder de compra, da demanda e a produção, onde esses três fatores cresceriam e diminuiriam seguindo a uma mesma direção.
O conceito utilizado, agregada ou global, está no fato de que Keynes foi precursor da macroeconomia, portanto, analisava os fatos de modo globalizado e não isoladamente como antes se fizera. Essa demanda efetiva não chegando a níveis próximos da oferta global, ou seja se a consumo se torna baixo, os investimentos insuficientes resultarão em um declínio de emprego, de produção e de renda. Se permanecerem em níveis proporcionais permanecerá estável.
Alguns economistas colocam que "a oferta cria a sua própria procura". Esse conceito, Keynes torna inválido uma vez que se isso fosse real, a procura e a oferta global seriam iguais para todas as quantidades de emprego, ou seja, mais emprego significará mais renda, porém é bom indicar que toda a produção é consumida em bens de consumo, portanto a renda aumenta em níveis proporcionais menores que a quantidade de produção.
Então, mais emprego significa mais renda que resulta em uma maior produção. Enfim, o emprego em função do preço da procura