Kevin Lynch
- Arquiteto americano, nascido em Illinois.
- Estudou na Yale University e na Rensselaer
Polytechnic Institute.
- Foi professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology),
prestou consultoria a estados americanos como Rhode Island e for a de seu país, em projetos como o centro governamental de
Boston e o Waterfront Park, alem de planos de desenho urbano entre outras organizações.
Obras de Lynch:
What Time is This Place?
City Sense and City Design:
Writings and Projects
Site Planning
Good City Form
Image of the City
Principal obra: A imagem da cidade
- Lynch destaca a maneira como percebemos a cidade e as suas partes constituintes. Baseado em um estudo de cinco anos em três cidades norte-americana (Los Angeles, Boston e Jersey
City), no qual pessoas eram questionadas sobre sua percepção da cidade, como estruturavam a imagem que tinham dela, como se localizavam, se organizavam e quais elementos mais dependiam. - Identificou que os elementos que as pessoas utilizam para estruturar a cidade são agrupados em cinco tipos: caminhos, limites, bairros, pontos nodais e marcos.
-A percepção é algo construído aos poucos, é impossível apreender a cidade de uma só vez, sendo o tempo um ele mento fundamental.
- Kevin verificou que nada é experimentado individualmente, e sim em relação a seu entorno. Elementos semelhantes, porém localizados em contextos diferentes, adquirem sentidos também diferentes.
- Cada cidadão tem determinadas associações com partes da cidade, e a imagem que ele faz delas está impregnada de memórias e significados.
Conceitos Principais:
• Caminhos:
•
“São canais ao longo dos quais o observador costumeiramente, ocasionalmente, ou potencialmente se move. Podem ser ruas, calçadas, linhas de trânsito, canais, estradas de ferro” (LYNCH, 1960, p. 47).
- Os caminhos foram considerados principais elementos da
percepção ambiental para a maioria das pessoas