Katharina Groose
1675 palavras
7 páginas
BiografiaNascida em 1961 na cidade da Alemanha, Frieburg, formou-se na faculdade de Kunstakademie em Münster, onde estudou sob a tutela de Johannes Brus e Norbert Taduesz entre 1982 e 1986 e em Düsseldorf, sob a de Goddhard Graubner entre 1986 e 1990.
Ensinou em diversas instituições, desde 1997, como a Academia de Belas Artes de Karlsruhe, em Marfa e no Texas como Artista Residente da fundação chinesa, desde 1999 a 2000. Em Outubro de 2000 Grosse torna-se professora na Escola de Artes em Berlim.
Ao longo da sua carreira foi ganhou variados prémios entre os quais Villa Romana, em Florença e a bolsa de Schmidt-Rottluff.
Foi em 1998 que Grosse utilizou primeiro as tintas de spray, após ter desenvolvido um conjunto inteiro de pinturas em diferentes suportes que eram simultaneamente estruturais, coloridas e sensuais.
Materiais
Uma das maiores artistas com relevância da sua geração, com a peculiar concepção da pintura e do suporte, é conhecida pelo uso único do pincel e do spray, com o intuito da referência a uma parte vital do seu trabalho – processo criativo e a interacção entre o artista e a obra.
Com o seu trabalho, é pretendido a caracterização pela expressividade que outorga aos lugares que invade com uma explosão de cores.
A mesma técnica em contextos diferentes, são usados constantemente num mesmo suporte com a técnica tão sua conhecida – o spray e o pincel convencional. Desta forma, são postas em questão a construção da imagem e a actuação no espaço.
Em 2001, a sua técnica acaba por evoluir na sua arte, afastando-se do ambiente, criando barreiras entre as obras.
“Eu estou inteiramente separado ambiente, isto é, estou envolvida num fato de protecção, numa máscara, luvas e óculos. Por vezes, também protejo os ouvidos de tal forma que nem consigo ouvir o som dos meus próprios passos.”
Cores
Começa por pintar ao estilo colour field mas em vez de superfícies estáticas, usa uma combinação de cores contrastante que geram um forte conflito