Kaspar Hauser Resenha
Faculdade De LACCE
Curso de Rádio e TV, Noturno, Turma 1BCSNRT
Introdução às Mídias e Mediações
CHRISTINE ZAROUY GONZALES COMERIAN
RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME: O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
SÃO PAULO
2014
CHRISTINE ZAROUY GONZALES COMERIAN
R.A: 201402907
RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME: O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
SÃO PAULO
2014
Ao assistir a obra “O enigma de Kaspar Hauser”, de Werner Herzog, nos deparamos com o desenvolvimento de um jovem alemão no século XIX, no qual durante todo o seu período de vida até um determinado momento, fora mantido num cativeiro sem o contato com a sociedade e sem o poder da fala e do andar. Ao ser deixado numa praça, Kaspar Hauser, ficou sob os cuidados da vizinhança e posteriormente adotado por uma família, iniciando a partir deste acontecimento sua ascensão sociocultural e ainda a dominação da linguagem, logo se tornando uma curiosidade e pesquisa local.
Com a ampla leitura do primeiro capítulo “Comunicação e contexto social” do livro A Mídia e Modernidade (Autor: THOMPSON, John B.), têm-se a percepção de que ao o relacionarmos com o processo de aprendizagem sociocultural de Kaspar Hauser, ele passa constantemente pelo o que Thompson chama de “CAMPOS DE INTERAÇÃO”, que é quando a sociedade atua dentro de um grupo de situações previamente dadas que lhes dão a diferentes indivíduos distintas situações e oportunidades. Sendo no caso do personagem, uma conveniência e até mesmo necessária para adaptar-se aos modos daquela sociedade em que agora fazia parte, para suprir suas necessidades.
Devemos relembrar que quando o protagonista ainda permanecia sob os cuidados e observações das autoridades, por não ter obtido ainda um completo contato com a linguagem, ele foi desde o princípio um objeto de pesquisa, na qual se faziam registros de seus comportamentos, hábitos e progressos. Com isto, percebe-se que a POSIÇÃO do indivíduo na sociedade