Karolina Ultrassom Terapeutico
2214 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-CCS CURSO DE FISIOTERAPIAELETROTERAPIA-RESUMO SOBRE ULTRASSOM
KAROLINA MACHADO MELLO
BAGÉ
2015
1. ULTRASSOM TERAPÊUTICO
O ultrassom terapêutico é definido como vibrações acústicas, inaudíveis e de alta frequência, que podem produzir efeitos fisiológicos térmicos ou não térmicos. É às vezes descrito como micro massagem por suas ondas de compressão e rarefação serem capaz de reduzir o edema.
As ondas sonoras são uma série de compressões e rarefações mecânicas na direção do trajeto da onda, e por isso são chamadas de ondas longitudinais. Elas podem ocorrer em sólidos, líquidos e gases. À medida que as ondas de som passam através de qualquer material, sua energia é dissipada ou atenuada. Às vezes toda a energia é absorvida de uma vez, outras, a onda de ultrassom passa quase sem perda. As moléculas de todas as matérias se encontram em movimento aleatório constante, a quantidade de agitação molecular é o que é medido como calor-quanto maior o movimento molecular, maior o calor.
À medida que as moléculas se empurram, vai sendo transferida energia de uma para a outra, de modo que algumas oscilarão em altas frequências e com maio amplitude por terem ganhado energia, enquanto outras ficarão com frequências e amplitudes mais baixas, pois sua energia foi transferida por meio de colisão.
A penetração do tecido depende da impedância ou das propriedades acústicas do meio, que são proporcionais à densidade do tecido. A energia do ultrassom gerada em 1 MHz é transmitida através dos tecidos mais superficiais e absorvida basicamente nos tecidos mais profundos. A frequência de 1 MHz é muito útil para indivíduos com alta porcentagem de gordura corporal cutânea e sempre que os efeitos desejados estiverem nas estruturas mais profundas. A energia em 3 MHz é absorvida nos tecidos mais superficiais.
Na prática, todos os geradores de ultrassom terapêutico podem emitir ondas de