KARLUANE

8566 palavras 35 páginas
Dar limites às crianças na Educação Infantil é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida, começando então a combater a indisciplina. O professor nas aulas de Educação Infantil constrói conhecimentos, firma habilidades, estrutura significações, desperta potencialidades assim também estabelecendo limites.
Nos dias atuais o que observamos é que nossas crianças se apresentam hiperativas, com linguagem agressiva, rebeldes, sem educação e indisciplinadas. Os professores de hoje se sentem preocupados com essa realidade, pois estes fatores terminam influenciando no processo ensino-aprendizagem e até mesmo na formação cidadã dos alunos.

1. A INDISCIPLINA ESCOLAR
É consenso que a indisciplina escolar é assunto que está sempre presente nas instituições de ensino, principalmente, quando, segundo estas o fenômeno passa a afetar diretamente o processo ensino-aprendizagem. Sendo, por várias vezes, foco principal de inúmeras reuniões pedagógicas.
Esta especial atenção no contexto atual decorre do aumento significativo de problemas indisciplinarem que estão aparecendo cada vez mais cedo nas crianças.
Compreender e descobrir a causa desse aumento não é tarefa fácil, pois este fato não se manifesta somente nas escolas, ao contrário, é lá que se percebe com mais ênfase, pois é o local em que há um confronto maior entre quem manda e ordena com quem é marcado para obedecer. Segundo o dicionário Aurélio disciplina é "regime de ordem imposta ou livremente consentida; ordem que convém ao funcionamento regular de uma organização; relação de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor; submissão a um regulamento."
Fica claro neste conceito pronto, que tanto a disciplina com o a indisciplina, é um fato que decorre da sociedade e de seu sistema de ensino, mas é também um fenômeno essencialmente escolar,

Relacionados