Karl Popper x Thomas Kuhn
Karl Popper x Thomas Kuhn
CIÊNCIA POLÍTICA – 1º ANO
METODOLOGIA EM CIÊNCIA POLÍTICA
PROF.ª SANDRINA FERREIRA ANTUNES
Braga, dezembro de 2012
THOMAS KUHN
Thomas Samuel Kuhn foi um físico e filósofo americano, nascido em 1922, em Cincinnati, Ohio. Dedicou maior parte de seu trabalho a estudar sobre a história da ciência e filosofia da ciência, tornando-se referência no estudo acerca do desenvolvimento científico. Thomas Kuhn faleceu em 1996, vítima de cancro, em Cambridge, Massachusetts, também nos Estados Unidos.
Thomas Kuhn foi um pesquisador da Filosofia da Ciência que defendia a evolução científica e o contexto em que ela se enquadra a cada momento da história. Thomas Kuhn escreveu um livro chamado “A estrutura das Revoluções Científicas”, este texto trouxe à tona o uso do conceito de paradigma aplicado ao método científico. Para Kuhn, a ciência consiste em resolver problemas, como num puzzle dentro de uma unidade metodológica chamada paradigma.
O QUE É UM PARADIGMA?
Para entender a ciência, é preciso entender sua prática, seu contexto, sua forma de funcionamento, o comportamento do pesquisador e suas decisões. Thomas Kuhn tenta explicar o funcionamento da ciência, e para isso define o conceito de paradigmas, a fim de traduzir a evolução da ciência.
A palavra paradigma literalmente quer dizer modelo; é a representação de um padrão a ser seguido, tido como verdade. Para Kuhn "um paradigma, é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma". Ou seja, um paradigma não precisa ser a verdade, completamente provada e analisada, apenas tem que ser a mais aceita numa comunidade científica.
Kuhn afirma que, por uma comunidade científica se tratar de homens que partilham de um paradigma, o paradigma, numa fase inicial da ciência, é posto à prova e é