karl max
Joeliza Oliveira
Jéssica Oliveira
Leilane Gomes
Marisa Rodrigues
Michelle Oliveira
Nathalia Assis
Talisson Dias
PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO
Salvador, 2013
FACULDADE RUY BARBOSA
Joeliza Oliveira
Jéssica Oliveira
Leilane Gomes
Marisa Rodrigues
Michelle Oliveira
Nathalia Assis
Talisson Dias
PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO
Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota parcial, na II unidade, da disciplina Ciências Humanas e Sociais. 1° semestre, matutino.
Professora: Carla Galvão Pereira
Salvador, 2013
RESUMO
O nome células-tronco referiu-se a qualquer celular pouco diferenciada e capaz de produzir outros tipos de células através de mitose e do processo de diferenciação celular. Geralmente as células-tronco são capazes de originar células especializadas dos tecidos dos quais fazem parte, tendo grande importância em processos como, por exemplo, a regeneração de órgãos. No entanto as células-tronco embrionárias são chamadas de totipotência, pois são capazes de diferenciar-se de qualquer tipo de célula. Em humanos encontramos células-tronco no cordão umbilical, na medula óssea e entre outros tecidos.
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, uma surpreendente soma de recursos materiais e humanos é destinada ao estudo das células tronco e do seu potencial na regeneração de tecidos ou de órgãos irremediavelmente lesados por doenças ou congenitamente malformados. É surpreendente que apenas recentemente, mais precisamente na transição para o terceiro milênio, a ciência tenha despertado para a extraordinária importância das células tronco para a espécie humana.
O potencial das células-tronco no tratamento de doenças incuráveis pelos métodos atualmente disponíveis na medicina e na cirurgia, apenas começa a ser conhecido. O mundo científico se volta para os resultados das pesquisas, na esperança de encontrar soluções para os problemas mais