Karl Marx
APOSTILA FADIRE, 1° MÓDULO SERVIÇO SOCIAL, SOCIOLOGIA GERAL.
Karl Marx desenvolveu o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção – ferramentas, matéria prima, terra e maquinas – que se tornavam propriedade privada d capitalista.
Uma vez aliado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar sua condição humana pela critica radical ao sistema econômico. A politica e a filosofia que excluíram da participação efetiva na vida social.
Com base nesse principio, os marxistas vincularam a critica da sociedade e ação politica Marx propôs não apenas um novo método de abordar e explicar a sociedade, mas também um projeto para ação sobre ela.
As relações entre homens se caracterizam por relações de oposição, antagonismo, exploração e complementariedade entre as classes sociais.
Marx identificou relações de exploração da classe dos proprietários – a burguesia – sobre a dos trabalhadores – o proletariado. Isso porque as posses do meio de produção, sob a forma legal de propriedade privada, faz com que os trabalhadores, a fim de assegurar a sobrevivência, tenham de vender sua força de trabalho ao empresário capitalista.
A historia do homem segundo Marx, a historia da luta de classes da luta constante entre interesses opostos, embora esse conflito nem sempre se manifeste socialmente sob a forma de guerra declarada.
O capitalismo surge na historia quando, por circunstancias diversas, uma enorme quantidade de riqueza se concentra nas mãos de uns poucos indivíduos, que tem por um objetivo a acumulação de lucros cada vez maiores.
Uma importante mudança aconteceu quando, a partir do século XVI o artesão e as corporações de oficio foram substituídos.
O operário é aquele individuo que, nada possuindo é obrigado a sobreviver da venda de sua força de trabalho.
O salario assim e o valor de trabalho, considerado como mercadoria, algo útil, que se pode comprar e