Karl Marx
Na introdução, o autor do livro expõe brevemente sobre a complexidade da obra de Marx e qual impacto que ela teve no mundo. Ele cita, por exemplo, que para muitas pessoas a sociologia pós-Marx é um embate entre a aprovação e negação dos assuntos abordados por ele. E assim ele prepara o leitor para a exposição dos conceitos abordados por Marx.
Após o capítulo “Introdução”, vem o capítulo: “Dialética e Materialismo”. Nesse capítulo, o autor mostra como Marx rompeu com o conceito de dialética de Georg Hegel e o conceito de materialismo de Ludwig Feuerbach, conceituando de maneira inovadora o que é chamado de materialismo dialético. Ao contrário de Hegel, que via nas idéias o propulsor do mundo, Marx via nas condições materiais o fundamento das transformações das coisas.
A DIALÉTICA MARXISTA
Depois de um tempo Karl Marx reformula o conceito de dialética em Hegel, voltando-o para a sociedade, as lutas de classes vinculadas a uma determinada organização social, surgindo assim, a chamada: dialética materialista ou materialismo dialético.
765A dialética materialista une pensamento e realidade, mostrando que a realidade é contraditória ao pensamento dialético. Contradições estas, que é preciso compreender para então, transpô-las através da dialética. Marx fala da