Karl marx
Quem nunca ouviu falar em Karl Marx? Provavelmente você já tenha ouvido falar. Ele ficou conhecido como o pai do comunismo. De um modo geral, isto desperta muita polêmica, ou se ama, ou se odeia Marx.
Mas não precisamos odiar e nem amar Marx, devemos apenas reconhecer a importância de seus pensamentos.
Os pensamentos de Marx teve enorme impacto na história do pensamento e marcou decisivamente a sociologia, filosofia, política, economia, literatura e artes em geral.
Apresentando Marx
Ele nasceu em Trier, na alemanha em 1818. Estudou direito, história e filosofia. Então se mudou para Berlim. Fez seu doutorado em 1841, porém não conseguiu emprego como professor universitário.
Em 1842 se mudou para colônia, onde trabalhou como jornalista. O jornal onde trabalhava foi fechado pelo governo, então já casado, se mudou para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, com quem faria uma parceria intelectual pelo resto da vida.
Introdução
Nascido no inicio do século XIX, Marx presenciou a imensa transformação que a revolução industrial havia provocado. Surgia nessa época a economia de mercado, com aumento do capitalismo moderno.
O fato do trabalho, a terra e o dinheiro começarem a obedecer a uma lógica de mercado, significou que os pilares fundamentais da vida social, passarm a ser governados pela lógica econômica.
Apartir da ascenção do capitalismo, e sobretudo, depois da revolução industrial, tudo mudou rapidamente. Ao invés da economia ser parte integrante das relações sociais, são as relações sociais que passam a integrar a economia.
Hoje em dia, achamos natural, e não percebemos esse fato, mas Marx testemunhou todas essas transformações.
Marx acreaditava que faltava um esforço intelectual, no sentido de pensar criticamente sobre questões que ele julgava adequada. Apesar de admirar alguns pensadores socialistas da época. Como Saint- Simon e Fours, ele os julgava muito útopicos.
Do mesmo modo, apesar de reconhecer a