Karl marx
Nascido em Treveris, Alemanha em 5 de Maio de 1818, o economista, filósofo e socialista alemão Karl Heinrich Marx.
Sétimo filho de uma família de classe média, sua mãe Henriqueta Pressburg e seu pai Hershel Marx, ela judia holandesa que segundo a história não exerceu qualquer influência intelectual sobre sua formação, ele um advogado conselheiro de justiça em 1824 abandonou o judaísmo convertendo-se ao cristianismo luterano porque nesta época os cargos públicos ficaram vedados aos judeus.
Seus irmãos eram Sophie, Hermann, Henriette, Louise, Emilie, Caroline e Eduard.
Em 1830 iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm mais tarde ingressou a universidade de Bonn para estudar direito, onde descobriu a vida boêmia e esbanjou dinheiro, durante este período passou a escrever versos apaixonados para uma amiga de infância Jenny Von Westphalen que viria casar algum tempo depois mesmo enfrentando a oposição da família dela devido à desigualdade social.
No ano seguinte influenciado pelo pai ingressou na faculdade de Berlim, afastou-se do direito e aproximou-se da Filosofia e da História influenciado pelo idealismo do seu professor filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, em qual se consistia sobre tudo o método e o objetivo.
Ainda em Berlim Marx ingressou no clube dos doutores que era liderado por Bruno Bauer e participou ativamente do movimento dos jovens Hegelianos onde ele já começa a ser reconhecido pelos seus amigos como um arsenal de pensamentos uma alma danada de idéias.
Karl Marx se forma na faculdade de Lena no ano de 1841 com a tese sobre “as diferenças da filosofia da natureza e Demócrito e de Epícuro” porém sua carreira foi vedada devido sua oposição e critica constante ao governo da Prússia.
Em 1842 foi para cidade de Colônia tornando-se redator chefe da Gazeta Renana onde seus artigos radicais democratas irritaram as autoridades.
Nesse mesmo ano conhece Friedrich Engels durante uma visita do mesmo a redação do jornal.
No ano de