Karl Marx
CURITIBA
2014
Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
(KARL MARX)
INTRODUÇÃO
Karl Heinrich Marx, fundador do materialismo histórico, Karl Marx (1818-1883), na realidade um filósofo social e economista alemão, contribuiu para o desenvolvimento da sociologia, salientando que as relações sociais decorrem dos modos de produção (fator de transformação da sociedade), numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática da estrutura e das transformações sociais.
O postulado básico do marxismo é determinismo econômico, segundo o qual o fator econômico da estrutura e determinante da estrutura do desenvovimento da sociedade.
1 KARL MARX
Fonte: https://pt.wikipedia.org
Nasceu na cidade de Treves, na Alemanha. Em 1836, matriculou-se na universidade de Berlim, doutorando-se em Filosofia, em Lena.
Foi redator de uma gazeta liberal em Colômbia. Mudou-se em 1842 para Paris, onde conheceu Friedrich Engels. Seu companheiro de ideias e publicações por toda a vida. Expulso da França em 1845, foi para Bruxelas, onde participou da recém - fundada Liga dos Comunistas. Em 1848 escreveu com Engels O MANIFESTO COMUNISTA do “marxismo” como movimento político e social a favor do proletáriado.
Com o malogro das revoluções sociais de 1848, Marx( na ilustração acima) mudou-se para Londres, onde se dedicou a um grandioso estudo crítica da economia política. Foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional. Morreu em 1883, após intensa vida política e intelectual.
Suas principais obras foram: A ideologia Alemã, Miséria da Filosofia, Para a Crítica da Economia Política, a Luta de Classes em França e O Capital.
1.1 AS ORIGENS
O pensamento marxista foi sintetizador de diferentes preocupações filosóficas, políticas de sua época, assim como herdeiro de fundamentos formulados por outros pensadores.
Em