Karl marx
Karl Marx (1818 – 1883) foi um economista e filósofo alemão. Conhecido por ter elaborado a idéia do materialismo histórico e a teoria da luta de classes, criou a doutrina comunista. Sua teoria é influente na sociologia, política, economia, psicologia e Direito.
Marx estudou Direto na Universidade de Bonn. Filho de um advogado, tentou seguir a carreira do pai. Envolveu-se com movimentos políticos revolucionários, o que fez com que elaborasse, a partir dessa experiência, sua teoria. Por conta do caráter radical de suas idéias, viveu privações e dificuldades em fixar lugar de moradia.Marx começou a sua carreira de jornalista no jornal Rheinische Zeitung, jornal alemão, porém, porém, proibida a sua publicação pelo governo alemão.
Morreu em Londres, em conseqüência de uma bronquite e de problemas respiratórios. Ele nasceu em Munique. Em 1894, foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Durante um tempo, entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério por conta de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas.
Max Weber Sociólogo alemão nascido em 1864, Max Weber foi juntamente com Emile Durkheim, um dos fundadores da sociologia moderna. Um dos seus principais contributos foi o de ter tornado a "ação social" como um dos temas centrais da sociologia. No plano epistemológico, um dos principais temas desenvolvidos por Weber é a defesa de uma sociologia compreensiva, definida como uma ciência que se propõe compreender por interpretação a atividade social e que coloca a ênfase no sentido que os indivíduos dão à sua ação e nos valores que a conduzem. Numa das suas obras de referência (Economia e Sociedade), deixada incompleta, propõe um debate sobre os tipos de atividade econômica e expõe as suas idéias sobre poder e burocracia, idéias estas que viriam a ter um impacto extremamente importante ao nível da gestão.
Emile Durkheim Sociólogo francês