Karl Marx
CURSO DE JORNALISMO
SOCIOLOGIA GERAL E DA COMUNICAÇÃO
A sociologia de Karl Marx
Karl Marx nasceu na alemanhã em 1836, estudou em Berlim e em Iena. O materalismo história é uma das correntes filosoficas mais revolucionarias e influentes na prática social. É também complexa e de dificil sintese. Marx se destaca pela universialidade de seus estudos. Sua obra mais famosa, o Capital, não abrange apenas o lado economico, mas fala de questões da sociedade.
Marx se relacionou com muitos importantes filosofos de sua época. Absorveu e incorporou a leitura critica de Hegel - essencial para o metódo dialético. Porém, o pensando de Marx foi ao encontrou de muito pensadores. Como por exemplo o liberalismo de Adam Smith ou o socialismo utópico de Saint-Simon.
Marx fala que a partir do liberalismo junto do capitalismo o homem se alienou, politicamente e economicamente. O trabalhador não tem mais controle sobre seu meio de produção. Se tornou apenas uma propriedade do capitalismo. Politicamente falando, ele é um “servo” do estado, que deveria ter uma papel imparcial porém age apenas de acordo com seus interesses. A partir da divisão social do trabalho, a filosofia passou a fazer parte apenas de um grupo segregado.
O filosofo alemão critica o Liberalismo na sua essencial quando ele fala de igualdade por natureza. Para Marx isso não existe no meio capitalista. Esse sistema divide os homens entre os com e o sem propriedade. A desigualdade é a base das classes sociais.Marx fala que a relação dos proprietatorio com o dos trabalhadores é insustentavel. Os interesses de cada um vão de encontro. É fato que um só existe por existe a outra. O trabalhador precisa vender sua força de trabalho para álguem. É desse pensamento que surge a constatação de Marx de que a história do homem é a história da luta de classes. A Mais-Valia é um conceito economico criado por Marx. Ella consiste no valor do trabalhador não pago ao trabalhador. Ou