Karl Marx
Para ele uma mercadoria primeiramente possui primeiramente um valor de uso. Possui seguidamente um valor de troca. Os dois estão ligados, dado que um objeto não se vende a não ser que seja útil a alguém. E, todavia, não é possível ligar o valor de troca à utilidade, porque não é verdadeiro que uma mercadoria tenha mais valor quanto mais útil. Sendo assim, o valor de troca representa a quantidade de trabalho despendida na produção.
2) O que você entende por mais-valia?
Mais-valia é o nome dado por Marx à diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista.
3) O que é modo de Produção? Qual a sua importância para a análise que Marx faz das sociedades?
Modo de produção, em economia marxista, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São construídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção. Existem sete modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista, Socialização fascista.
4) O que Marx entende por alienação?
A alienação de Marx começa como sistema de divisão do trabalho, em que o trabalhador perde a noção do todo. Antes o artesão, sabia executar todo o processo e podia ter o produto final com a divisão de trabalho, os operários só sabem fazer aquela parte, ou seja, parafusar, soldar, montar, etc. assim ele se torna alienado e ainda mais, seu trabalho deveria ser, mas não é o suficiente para adquirir o produto que ele ajuda a construir. 5) Leia os textos e responda às questões.
“A história de todas as sociedades existentes até hoje tem sido a historia das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre