Karl Marx
Karl Marx nasceu em Trier, Alemanha, em 1818. Suas posições políticas (em artigos e livros) lhe valeram varias expulsões, que o levaram a percorrer a Europa. Tendo feito amizade com Friedrich Engels, Marx entrou na política com a criação de comitês operários que se fundiram com a Liga dos Justos, movimento revolucionário britânico. Ele se afirmou como um dos principais dirigentes da Associação Internacional dos Trabalhadores, fundada em 1864. Morreu em Londres, em 1883.
Marx explicou que sua obra teve uma tripla origem: a filosofia de Friedrich Hegel, a economia política inglesa encarnada em David ricardo e o socialismo francês. Tomando de empréstimo a Hegel o método dialético, Marx deu origem a uma filosofia da historia de caráter universaliza que inspirou a constituição de estados ditos socialistas. Leitor critico dos clássicos ingleses, ele apontou as disfunções intrínsecas a economia capitalista, revelando a oposição de interesses entre a burguesia e o proletariado. A obra de Marx constitui uma importante contribuição para o estudo de transformação social, por introduzir a dinâmica das classes sócias no processo histórico.
I. O marxismo e, em primeiro lugar, uma critica da economia política clássica.
Marx contesta a visão otimista da divisão do trabalho de Adam Smith
Marx refuta-se a analogia smithiana entre a divisão do trabalho na sociedade e a divisão do trabalho na manufatura. Asim, Marx separa a divisão do trabalho e a divisão manufatureira ou técnica do trabalho, criação especifica do modo de produção capitalista. A divisão social do trabalho apresenta agentes produtivos independentes submetidos a anarquia do mercado. A divisão manufatureira, imposta aso trabalhadores segmentados, certamente desenvolve a força coletiva do trabalho, mas contribui para a dominação do capital sobre o trabalho, pois a concorrência entre os produtores supõe que cada um deles rivalize com todos os demais na questão do preço. Essa