karl marx
Marx é sociólogo e economista do regime capitalista. Tinha uma teoria sobre esse regime, sobre a influência que exerce sobre os homens e sobre o devenir pelo qual passará.não cansava de repetir que o homem não podia conhecer o futuro antecipadamente
1.1 A Análise Socioeconômica do Capitalismo
O pensamento de Marx é uma análise e uma compreensão da sociedade capitalista no seu funcionamento atual, na sua estrutura presente e no seu devenir necessário, bem como uma interpretação do caráter contraditório ou antagônico da sociedade capitalista.
A primeira idéia decisiva de Marx é que a história humana se caracteriza pela luta de grupos humanos chamados classes sociais. Marx escreveu que:
"A burguesia não pode existir sem transformar constantemente os instrumentos de produção, portanto as relações de produção, portanto o conjunto das condições sociais. Ao contrário, a primeira condição da existência, de todas as classes industriais anteriores, era a de conservar inalterado o antigo modo de produção...No curso do seu domínio de classe, que ainda não tem um século, a burguesia criou forças produtivas mais maciças e mais colossais do que as que haviam sido criadas por todas as gerações do passado em conjunto"-.
A ciência de Marx tem por fim demonstrar rigorosamente essas proposições: o caráter antagônico da sociedade capitalista, a autodestruição, inevitável dessa sociedade contraditória, a explosão revolucionaria que porá fim ao caráter antagônico da sociedade atual.
O centro do pensamento de Marx é a interpretação do regime capitalista enquanto contraditório, dominado pela luta de classes.
Segundo Max, a luta de classe tenderá a uma simplificação. Os diferentes grupos sociais se polarizarão em torno da burguesia e do proletariado, e é o desenvolvimento das forças produtivas que será o motor do movimento histórico, levando, pela proletarização e pela pauperização, à explosão revolucionaria e ao surgimento, pela primeira vez na história, de uma