Karl marx
Karl Marx nasceu em 1818 e foi um economista e filósofo alemão. Conhecido por ter elaborado a ideia do materialismo histórico e a teoria da luta de classes, criou a doutrina comunista. Sua teoria é influente na sociologia, política, economia, psicologia e Direito.
Marx estudou Direto na Universidade de Bonn. Filho de um advogado, tentou seguir a carreira do pai. Envolveu-se com movimentos políticos revolucionários, o que fez com que elaborasse, a partir dessa experiência, sua teoria. Por conta do caráter radical de suas ideias, viveu privações e dificuldades em fixar lugar de moradia.
Em Paris conhece o seu amigo Friederich Engels, colaborador das ideias que iria conceber. Depois, faz parte de uma sociedade secreta, mas é expulso da cidade. Publica em 1848 o Manifesto Comunista, onde já esboça suas principais ideias com a luta de classes e o materialismo histórico.
Depois de vários exílios, finalmente se instala em Londres, onde passa por muitas dificuldades e vive praticamente de favores e ajuda de Engels e lança o livro O Capital.
Os pressupostos básicos da teoria de Karl Marx vieram de Hegel, outro filósofo alemão. Embora criticando o idealismo hegeliano, fez uso de sua dialética para elaborar o materialismo histórico. Esta teoria prega a ideia de que as relações de produção econômicas são determinantes nas instâncias políticas, culturais e sociais. Segundo Marx, era o conjunto das relações produtivas que governava o mundo na construção das ideias. Outro filósofo que influenciou Marx foi Ludwig Feuerbach, mas distanciou-se deste por achar que o homem deveria ser olhado de uma perspectiva menos abstrata.
No seu livro O Capital, Marx desenvolveu a teoria da mais valia, que era o valor do capital referente ao lucro do capitalista.
Outras obras importantes de Karl Marx: Teses sobre Feuerbach (1845), Ideologia alemã (1846), 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).
As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de