Karl marx
Trabalho apresentado ao curso de licenciatura Plena de pedagogia, à universidade estadual Vale do Acaraú, à disciplina de fundamentos Sociológicos da educação, orientado pela Professora, Ms. Jurema Rebouças.
São Gonçalo
2011
ÍNDICE: INTRODUÇÃO; DESENVOLVIMENTO; CONCLUSÃO; REFERÊNCIAS; ANEXOS;
INTRODUÇÃO: Este trabalho trata do socialista e filósofo karl Heinrich marx, um grande ideologista que contribui para a sociedade concluindo que em seus estudos existiam duas classes sociais básicas: a capitalista., que são os proprietários dos meios de produção; e a classe trabalhadora que vendem sua força de trabalho, que pode ser considerada como mercadoria. na opinião de Marx a riqueza de alguns era devida a exploração do trabalho de outros. Karl Marx tinha uma preocupação na educação, mas não tinha a teoria, com base em seu pensamento podemos relatar que a educação escolar desempenha o papel de transmissora da ideologia dominante(classe empresarial), pois esta impõe sua visão de mundo utilizando os meios de comunicação para que seus valores e conceitos sejam os corretos, dominando e explorando os proletários, tornando assim uma sociedade desigual e extremamente capitalista. “A função social da educação é combater a alienação e a desumanização.” (karl Marx) Este trabalho trata ainda de algumas obras importantes de karl Heinrich Marx e sua biografia, seus pensamentos e lutas, seus trabalhos e sua família, e sua consequentemente, vida e morte.
Karl Marx foi o último de sete filhos, de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe, Henri Pressburg (1771–1840), era judia holandesa e seu pai,Herschel Marx (1759–1834), um advogado e conselheiro de Justiça.