Karl marx
Nascido no ano de 1818, em Tréveros (Prússia renana), morre em 1883, em Londres. A sua obra é de tal ordem que se torna difícil caracterizá-la como a obra de um filósofo, de um economista, de um pensador social, de um historiador ou de um polemista. Os acontecimentos históricos e sociais que transformaram o marxismo em verdadeiro mito do século XX dificultam, por outro lado, o discernimento daquilo que o situa no campo da teoria e no da simples doutrina.
Obras essenciais:
LesManuscrits de 1844 (Paris, Editionssociales, 1966);
L’ Ideologieallemande (Paris, Editionssociales, 1968);
La luttedes classes em France (Paris, Editionssociales, 1968);
Contribution à la critique de l’économie politique (Paris, Editionssociales, 1969);
Le Capital (Paris, Editionssociales, 1969);
Euvres (Paris, Gallimard, col<<La Pléiade>>, 1970).
Marxismo
Por marxismo devemos entender, em sentido estrito, o conjunto das teses desenvolvidas por Karl Marx, muitas vezes em colaboração com o seu amigo Friedrich Engels,de 1843-1845 a 1883. Em sentido lato, o epíteto marxista aplica-se hoje em dia a uma corrente de idéias muito vasta e muito díspar, a ideologias, a práticas socieconomicas e a uma realidade histórica que marcaram bastante a época contemporânea.
O marxismo de Marx une num corpo de doutrina várias intenções que não dizem todas respeito à sociologia nem conservaram todas a sua atualidade. Encontramos aí, por um lado, uma filosofia da história que visa a apreender a totalidade do passado das sociedades a partir da afirmação de um fio diretor, a luta de classes, e a extrair dele uma previsão do futuro (o fim da luta das classes). Encontramos também uma pesquisa dos meios de ação para organizar politicamente o proletariado e levá-lo, pela mediação do partido do proletariado, à conquista do poder. Encontramos, finalmente, uma análise crítica da sociedade capitalista da época e a invenção de instrumentos conceituais necessário a tal análise. É evidente