Karl marx
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA:
Luciana Laurino
ESTUDO DIRIGIDO DE KARL MARX
1. Dialética e materialismo ideológico
A teoria Marxista é uma crítica radical das sociedades capitalistas, porém não se limita a teoria em si.
Para um dos seus representantes, Hegel, a realidade histórica desenvolveu-se como manifestação da razão, num processo de auto-superação desencadeado pelo conflito e pela contradição que lhes são inerentes. Movimento dialético da-se pelo caminho que produz a si mesmo.
Dialética por Hegel : “... A opinião não concebe a diversidade dos sistemas filosóficos como o progressivo desenvolvimento da verdade, mas na diversidade vê apenas contradição.” O que compreendo desta frase é que o real é racional e o racional é real.
Após a morte de Hegel, seus seguidores (Marx e Engels), deu-se origem a duas tendências, conhecidas como direita (conservadora) e esquerda (revolucionismo).
Materialismo histórico é uma concepção as relações materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida, se da pelo confronto entre diferentes classes sociais decorrentes da “exploração homem pelo homem”. Ao adquirir novas forças produtivas, os homens mudam seu modo de produção, mudando assim as relações econômicas.
2. Alienação e Trabalho Alienado.
Alienação foi definida para a transferência do domínio de algo.
A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios. Encontra-se na atividade humana prática, isto é o estranhamento entre os trabalhadores e sua produção, resultado do trabalho alienado,
3. Mais-valia
Por Marx,mais-valia é a diferença entre o valor produzido e a soma dos valores do meio de produção do trabalho, isso seria a base do lucro para o capitalismo.
Foi criado para explicar a obtenção dos lucros no