Karl Marx e Antonio Gramsci
Karl Marx: Karl Heinrich Marx nasceu em 05 de maio de 1818 na Alemanha, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e fez parte dos seguidores dos ideais de Hegel. Economista, cientista social e revolucionário socialista buscava o equilíbrio na distribuição de renda da sociedade. Marx foi um filósofo radicalista, o que provocou seu exilio de diversos países europeus. Culpava o capitalismo pela desordem social e crises, defendendo o comunismo, pregava a ideia de que a classe operária deveria aliar-se e organizar-se para derrubar os abusos do sistema capitalista. Publicou obras voltadas para a economia onde ataca diretamente o capitalismo e demonstra estudos sobre o acúmulo de capital, relatando que os capitalistas acabam favorecendo-se e enricando-se com o excedente o que prejudica e empobrece o proletariado. Karl Marx faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 14 de março de 1883 mas até hoje possui muitos seguidores dos seus pensamentos que concordam com a ideia que a compreensão de uma sociedade vem do entendimento anterior da forma de produção que ela faz parte.
Antonio Gramsci:
Antonio Gramsci nasceu em Ales, na Sardenha, aos 21 um ano mesmo com uma doença grave que prejudicou seu crescimento, conquistou um prêmio para estudar Letras na Universidade de Turim. Integrou o Partido Socialista, depois de romper com o mesmo fundou o Partido Socialista Italiano e foi um grande jornalista da teoria política.
Gramsci destacasse por juntar as ideias de Marx e Maquiavel em um só pensamento, onde considera o Partido comunista como o novo ‘’Príncipe’’. Para ele até mesmo mais que a Maquiavel os fins justificam os meios e os atos devem ser medidos de acordo com as funções que exercem na revolução comunista.
No Brasil suas ideias pedagógicas críticas foram seguidas e trabalhadas por Paulo Freire. Os dois acreditavam que não existe tomada de poder sem uma