karl marx fato social
Qual a concepção de sociedade, Karl Marx apresenta sobre a sociedade capitalista? Qual sua importância para a compreensão da nossa vida cotidiana?
Segundo Karl Marx na sociedade na sociedade capitalista ocorre a exploração do trabalho humano. E é esta exploração que gera a desigualdade que ainda hoje existe. Através desta concepção entendemos melhor as desigualdades do mundo atual, pois o trabalhador vende sua mão de obra por baixos valores e continua em uma posição social desfavorável, enriquecendo desta forma o patrão, que é quem compra esta mão de obra fica em uma posição social confortável.
1. Qual concepção de sociedade emerge da obra de Durkheim? De que modo ela colabora para a compreensão das relações sociais na sociedade contemporânea?
Para Émile Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, pois é ela quem controla as ações individuais. O individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores (não foram criadas por ele), apesar de ser autônomo em suas escolhas. Essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.
2. O que são para Durkheim, os Fatos Sociais? Como eles podem ser caracterizados?
Segundo Durkheim fatos sociais são regras exteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. O indivíduo se vê no dever de seguir as normas sociais que lhe são impostas desde seu nascimento e que não tem poder para modificar.
3. Por que para Durkheim, a educação é um fato social?
Para Durkheim a educação é considerada como o fato social,pois se impõe coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social. Para ele, os conteúdos da educação são independentes das vontades individuais,