Karl marx, emile durkheim e max weber
ação social: tradicional: radição é quando é uma ação feita por influencia da família. afetiva: é uma ação que um individuo é movido pela emoção. Quando uma pessoa é agredida, vai querer revidar a agreção batendo no mesmo. racional:com fins de interesse pessoal em que se age com algum objetivo. Ação carismática: inova e inobserva tradições. Funda-se na crença de ser seu autor dotado de poderes sobre-humanos e sobrenaturais que agem, livremente.
relação social: elação social é todo e qualquer contato que estabelecemos em nossa vida extra familiar(relações entre indivíduos).
tipo ideal:é a constatação de um conceito sobre um fenômeno a partir de suas características gerais e mais salientes.
estado é detentor do monipolio legito do uso da força:o estado é detentor da força,para manter a ordem e burocracia na sociedade.
Durkheim
fato social: coercitividade: quando o indivíduo é obrigado a obedecer regras. exterioridade: quando uma coisa existe antes de nós nascermos. generalidade: tem que ser conhecida de modo geral, todos devem conhecer. (so é fato social quando um fato possui as três característica)
solidariedade:orgânica:é caracterizada pela capacidade em determinada área(capitalista) mecânica:é baseada em questões pessoais,como afeto(pré capitalista)
função social:é a contribuição que um fenômeno,individuo ou instituiçao provê a um sistema maior do que aquele ao qual o fenômeno faz parte.
Carl Marx
função aparente do estado:a função aparente do estado é garantir a igualdade entre as classes,mas não é possível no sistema capitalista,sua função real é garantir a