Karl Marx, Antropologia e Materialismo Histórico
ALUNO: PAULO ROBERTO LINS ALVES
( Disciplina : Antropologia )
Rio de Janeiro
2014
Biografia de Karl Marx
Alemão de origem judaica, nasce em Tréveris no ano de 1818, Karl Heinrich Marx. Filho de família da classe média foi escritor, economista, filósofo, cientista político e jornalista. Era um jovem de esquerda influenciado por Hegel e fundador do Comunismo moderno. Trabalhou juntamente com Friedrich Engels durante toda a sua vida. Sua obra teve como pilar central a interpretação da sociedade capitalista através dos conceitos do materialismo Histórico, suas origens, tensões, lutas de classe. Foi herdeiro da filosofia Alemã e considerado ao lado de Kant e Hegel um de seus grandes representantes, tendo sido influenciado pela doutrina de Hegel; o materialismo de Feuerbach; o socialismo utópico Francês e a economiaclássica de Adam Smith.
Max influenciou com suas obras não apenas os sociólogos, mas também historiadores, políticos e o movimento operário até meados do séc. xx. Suas ideias de certa forma foram ignoradas por outros estudiosos, havendo maior interesse na Rússia onde em 1872 foi publicado o primeiro capítulo de O Capital. Na Alemanha a teoria Marxista permaneceu quase ignorada até 1879 e após sua morte sua teoria obteve influência intelectual e política sobre os movimentos operários.
Em meados de 1842 Marx escrevia na Gazeta Renona e em 4 artigos teve que tratar do roubo de lenha na região que havia atingido grandes proporções . As autoridades locais transformaram esse delito em roubo qualificado atribuindo-lhe uma penalidade desproporcional. Marx percebe que o Estado não era impessoal e privilegiava os grandes proprietários lançando os camponeses à própria sorte, ao frio e à fome, o que perturbou ao extremo o jovem Marx.
A revolução Industrial e a Revolução Francesa foram os acontecimentos históricos marcantes que de