Karl Mannheim
Grupo Educacional UNIESP
Título: Karl Mannheim
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia da Educação, este trabalho tem como objetivo apresentar a bibliografia de Karl Mannheim e discutir sua contribuição para a área da Educação.
Orientadora: Prof. Cícera
São Paulo
2012
SUMÁRIO
1. Biografia 3
2. Introdução 3 2.1 Objetivo 4 2.2 Justificativa 4
3. Sociedade 4
4. Desenvolvimento da Personalidade 5
5. Educação 6 5.1 Educação como técnica social 6 5.2 Definição estrita de educação 6 5.3 Definição Lata da educação 6
6. Conclusão 8
7. Principais Trabalhos 8
8. Bibliografia 9
1. BIOGRAFIA
Karl Mannheim, sociólogo alemão de origem húngara, nasceu em Budapeste em 27 de março de 1893 e em 1925, tornou-se livre docente na Universidade de Hildelberg, Alemanha, em 1929, foi nomeado professor da Universidade de Frankfurt. Expulso da universidade pelo nazismo torna-se docente na London School of Economics, na Inglaterra.
Desde 1940, lecionou também no Instituto de Educação da Universidade de Londres, enquanto continuava seu trabalho principal como sociólogo na Escola da Economia de Londres.
Em 1946, nomeado para uma cadeira de Educação no Instituto de Educação, onde conservou-se apenas por um ano.
Karl Mannheim morreu em Londres em 9 de janeiro de 1947.
2. INTRODUÇÃO
Karl Mannheim, um dos mestres da Sociologia contemporânea estuda a problemática da Educação no contexto social de que é parte relevante, destacando sucessivamente o caráter histórico dos objetivos pedagógicos, os aspectos psicológicos do aprendizado, a criação criativa e o desenvolvimento da personalidade, Sociologia para o educador e Sociologia da Educação. O papel da teoria, em sua opinião, é o de compreender o que as pessoas pensam sobre a sociedade e