KARAOKE NA ESCOLA
TEMA: A música como forma de expressão individual e coletiva
1. Identificação da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho.
2. Carga horária: 1 hora semanal(durante os recreios).
3. RESPONSÁVEL: Uesterdouglas Soares Rocha
INTRODUÇÃO:
O Projeto Bonde Gogó busca promover a libertação dos alunos em relação ao tradicional modelo de Ensino e à massacrante e maçante rotina de estudos, quando eles normalmente se postam a ouvir sentados os conhecimentos que vão sendo transmitidos pelo professor. Busca-se diversificar as aulas, tornando-as mais atraentes tanto para as crianças quanto para o graduado, proporcionando o estímulo necessário para aumentar a frequência escolar e fortalecer o processo de ensino- aprendizagem de todas elas.
JUSTIFICATIVA:
É inquestionável o efeito positivo da utilização da Música como ferramenta pedagógica. Conforme nos brinda Schaller (2005, p. 64-69):
A música é muito mais que um simples conjunto de sons que se unem em uma melodia. Ela penetra nossa pele, provoca arrepios de prazer ou nos faz mergulhar em doces lembranças. Algumas melodias não nos tocam, enquanto outras nos atingem diretamente – e podem até mesmo transmitir significados concretos. "O cérebro de todo ser humano se interessa muito por informações musicais e é extremamente habilidoso em compreender seu significado", explica Stefan Kölsch, do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e Neurológicas, em Leipzig. Kölsch investiga a ligação entre a música e a fala. O músico e psicólogo descobriu que o cérebro não faz grande diferença entre as duas: ambas são trabalhadas na mesma região.
A música, cantada ou ouvida, possibilita uma constante interação entre o eu e o mundo, onde as coisas vão adquirindo novos sentidos e possibilidades, os espaços vão se dinamizando e adquirindo novos tons de realidade, onde a magia de tudo que existe se manifesta em alguns tons e acordes e na voz de qualquer um que deseja