kant
Poucos filósofos tiveram uma vida tão despida dos elementos que geralmente se encontram nas biografias das grandes personalidades, quanto Immanuel Kant, que é considerado o pensador mais influente dos tempos modernos. Nascido em uma pequena cidade alemã, teve uma vida longa e tranqüila, dedicada ao ensino e à investigação filosófica. Ele fez muitas contribuições não apenas à filosofia, mas também à cosmologia, à astronomia e ao Direito.
Acontecimentos relatados sobre a sua vida (a impressão causada pela leitura das obras de David Hume, a admiração incontida pelo pensamento de Rousseau, a timidez ao proferir a primeira aula), são todos episódios com um único denominador comum: um cérebro que passou a vida investigando o universo espiritual do homem, à procura de seus fundamentos últimos, necessários e universais. Devido ao legado tão importante de sua filosofia, os trabalhos científicos de Kant acabaram sendo eclipsados.
2 Biografia
Immanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1724, em Königsberg, uma pequena cidade na Alemanha. Estudou no Colégio Fridericianum e na Universidade de Königsberg, na qual tornou-se professor catedrático, depois de alguns anos como preceptor de filhos de famílias ricas. Era um homem de pequena estatura e aparência frágil, que não se casou nem teve filhos. Faleceu em 12 de fevereiro de 1804.
Apesar de Kant nunca ter saído da cidade em que nasceu, ele sempre esteve a par dos problemas sociais e políticos de sua época, sendo, por exemplo, a favor da Revolução Francesa, pois acreditava que ela confrontava-se com um “problema moral”.
3 Contexto Histórico - Vida e Obras
Kant viveu no século XVIII, na “época das luzes”, quando predominavam três grandes correntes de idéias, que viriam a influenciá-lo fortemente: o Racionalismo de Descartes, Leibniz e Spinoza; o Empirismo de Bacon, Hume e Locke, e a ciência positiva físico-matemática de Isaac Newton. Pode-se dizer que Kant extraiu de