Kanban
Taiichi Ohno observou que o sistema de produção em massa implantado por Henry
Ford e usado nos E.U.A. era eficiente na redução do custo unitário dos produtos manufaturados durante períodos de alto crescimento da economia. Mas o sistema
Estava mal equipado para os períodos de baixo crescimento (como o embargo do petróleo árabe nos anos 70). A seu ver, o sistema de produção em massa criou um “desperdício”, baseado nos excessos de produção inerentes ao próprio sistema. Sua teoria diz que tudo o que existir além da quantidade mínima de materiais, peças, equipamentos e operários (horas de trabalho), necessária para fazer um dado produto, é “perda” e, portanto, só aumenta os custos em todo o sistema. Elimine os excessos de estoque na fábrica. Quando os problemas ocorrerem identifique a causa e corrija-a. O processo de correção determinará a necessidade. de encontrar a causa e não de encobri-la. O Kanban começou na Toyota como um programa para controlar o fluxo da produção em todo o sistema de produção. O objetivo era melhorar a produtividade e envolver a mão-de-obra. O sistema de cartão e os métodos de controle do fluxo surgiram a partir do objetivo original. É importante que se compreenda que são denominados tipos diferentes de atividade pelo termo Kanban:
1. Um sistema de controle do fluxo de material ao nível da fábrica (Kanban Interno) e que se pode estender, em alguns casos, ao controle do material distribuído ou recebidos de fornecedores (Kanban Externo).
2. Um sistema para melhorar a produtividade, mudando-se o equipamento, os métodos de trabalho e as práticas de movimentação de material que usa o sistema de controle de material por cartões (kanbans) para identificar as áreas com problemas e avaliar os resultados das mudanças.
O Objetivo do Sistema Kanban
O Sistema Kanban é um instrumento de controle de produção. Ele tem a função de um pedido de produção no departamento de fabricação e a função de instruções de retirada no