Kanban
Método de controle de estoque KANBAN
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é conhecer o método de controle de estoques chamado Kanban, suas características e benefícios encontrados em sua aplicação.
No intuito de facilitar a compreensão de todos, as explicações foram colocadas de forma objetiva e resumida.
Sendo assim o presente trabalho compõe-se, além desta introdução, do desenvolvimento e conclusão.
2. Desenvolvimento
O empresário da Toyota Taiichi Ohno, em uma visita aos Estados Unidos, observou o funcionamento de um supermercado. Entre suas observações estava a organização de mercadorias distribuídas em prateleiras, informações necessárias em um cartão, mercadorias retiradas pelo próprio consumidor e reposição coordenada pela demanda. Observando este situação, viu que seria possível adaptar esse modelo em empresas e nomeou este modelo de Kamban.
O Kamban é um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.
Projetos ágeis se beneficiam do Kanban, onde processos posteriores respeitam os anteriores. As empresas utilizam o método para amortecer as demandas e estabelecimento dos fluxos que são tão necessários para empresas que querem trabalhar modelo de produção enxuta. .
A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.
Os princípios do kanban são:
* Visualizar o trabalho em andamento;
* É um meio de controle de informação;
* Controlar o estoque;
*Limitar o Trabalho em Progresso (WIP - Work in Progress), restringindo o trabalho total de cada estagio.
* Tornar explicitas as políticas sendo seguidas;
* Medir e gerenciar o fluxo, para poder tomar decisões bem embasadas, além de