Kanban
1) Kanban segundo Moura (1998 p. 27) é um método que reduz o tempo de espera, diminuindo o estoque, melhorando a produtividade e interligando todas as operações em um fluxo uniforme ininterrupto.
2) Kanban visa a conversão de matéria-prima em produtos acabados, com tempos de espera iguais aos tempos de processamento, eliminando todo o tempo em fila do material e todo o estoque ocioso, conforme cita Moura (1998 p . 27) .
3) Kanban segundo Moura (1998 p. 27) é uma técnica de programação em curto intervalo de tempo que usa cartões ou contenedores para acionar o puxar de materiais de um processo para outro.
4) Kanban é um método de organização industrial, voltado basicamente para a contenção e redução de todo tipo de desperdício nas áreas de produção e de materiais das empresas.
5) Kanban é, basicamente, um sistema de informação, desenvolvido para coordenar os vários departamentos de processo, interligados dentro de uma fábrica. Controlar visualmente tudo o que está ocorrendo na produção é umas das chaves do Kanban. Esse controle pode ser feito através de cartões kanban propriamente ditos.
Processo de implantação do Cartão Kanban
Para a implantação do Kanban fez-se um levantamento das quantidades de peças existentes e estoque. A Partir das médias de consumo e dos dados obtidos determinaram-se: o estoque máximo e mínimo possíveis também foi estabelecido o prazo de entrega do produto e os melhores fornecedores. Depois de realizado estes procedimentos, será utilizado um modelo de cartão Kanban.
CARTÕES KANBAN
Etiqueta Verde
Figura 1
A etiqueta verde nos representa que o operador não precisa abastecer a linha, ou seja, estamos com a linha abastecida adequadamente. Todos os colaboradores são treinados a este sistema. (Kanban).
Etiqueta Amarela