KANBAN Trabalho Pronto
RESUMO
O controle de estoque, basicamente, sempre foi um trabalho exclusivo das pessoas que não faziam parte da linha de produção, não havia por parte da produção a preocupação com os produtos que estavam acondicionados no estoque. Com essa falta de comunicação, inevitavelmente, aconteciam problemas como o abastecimento exagerado das linhas de produção, causando o excesso de produtos no estoque ou a falta de abastecimento das linhas de produção, que ocasionava à parada de linha de produção e gerava problemas no abastecimento do produto ao cliente. Nos dias de hoje estes problemas estão diminuindo, e a causa dessa diminuição esta sendo a implementação de um sistema de gerenciamento de produção, o Sistema Kanban, que visa trabalhar só com o pedido do cliente, evitando assim uma produção desordenada.
1. DEFINIÇÃO DO SISTEMA KANBAN
É uma metodologia de programação de compras, de produção e de controle de estoques extremamente precisa e ao mesmo tempo barata, que se utiliza de cartões que permitem o controle visual da posição de estoque de qualquer item, a qualquer momento. 2. CRIAÇÃO DO SISTEMA KANBAN
Foi criado por Taiichi Ohno para ser um meio de gerenciamento visual capaz de impedir a produção além da quantidade necessária e o transporte desnecessário além de revelar problemas existentes. É importante lembrar que o sistema kanban é implementado entre processos onde não se consegue estabelecer o fluxo contínuo. Assim, deve-se reduzir o número de kanban para facilitar a visualização dos problemas sempre buscando a perfeição, ou seja, o fluxo. O "Sistema Kanban de Manufatura" foi desenvolvido na Toyota Motors, no Japão, e logo divulgado para seus fornecedores e a indústria em geral. Ele é acima de tudo uma ferramenta de programação de compras e produção e de controle de estoques, que permite implantar-se a filosofia "Just-in-Time" (JIT) de produção "apenas-a-tempo", sem estoques.
3. CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN Baseia-se no sistema