kamila
A sede tem uma temperatura média anual de 23,22 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2010 foram contabilizados 4.735 veículos em Fundão. Com uma taxa de urbanização da ordem de 84%,17 o município contava em 2009 com cinco estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,752, considerando-se assim como médio.
Fundão foi emancipado do extinto município de Nova Almeida em 1923. Atualmente, é formado pela cidade de Fundão e pelos distritos de Praia Grande, Timbuí e Irundi. O nome do município se deve ao rio Fundão, que banha a sede. A principal atividade econômica do município é a cafeicultura, porém, a maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) municipal é do setor de serviços.
Integrante da rota turística Caminho dos Imigrantes,18 Fundão abriga o pico do Goiapaba-Açu, elevação granítica de mais de 800 metros de altitude onde se situa o Parque Municipal do Goiapaba-Açu. Praia Grande é um dos principais pontos turísticos da região, tendo entre os seus frequentadores mineiros e capixabas de outras cidades. Entre os meses de dezembro e janeiro, realizam-se em Timbuí e Fundão as festas de São Benedito e São Sebastião, em que se apresentam as bandas de congo.
Índice [esconder]
1 História
1.1 Origens
1.2 Formação administrativa
1.3 História recente
2 Geografia
2.1 Relevo e hidrografia
2.2 Clima
2.3 Ecologia e meio ambiente
3 Demografia
3.1 Religião
4