Kaizen
Unidade Curricular de Gestão da Qualidade
Introdução
Kaizen é o termo japonês para Melhoria continua. Este termo pode ser utilizado nas mais variadas circunstâncias. Seja tanto na vida pessoal como na profissional. E é na profissional que nos centramos. Este é um processo que aplicado a empresas, consegue resultados impressionantes na melhoria das mesmas. Mais do que procurar aumentar a produtividade de uma empresa, esta tem objetivos mais fortes. A melhoria da qualidade do produto, mesmo acima do desejado pelo cliente, a melhoria no funcionamento e encadeamento das diferentes secções, a redução máxima dos custos e desperdícios, a responsabilização e a atribuição também ao empregado da importante parte de desenvolvimento do método e nas melhorias gerais da empresa. O empregado tem um papel fulcral, porque em vez de fazer um processo cíclico vezes sem conta, passa a ter formação e responsabilidade, uma vez que este processo precisa de todos os elementos da empresa para funcionar perfeitamente. Do estagiário até ao CEO.
Posteriormente vamos estudar os benefícios e dificuldades que podemos ter com este método associando também o fulcral trabalho de equipa para transformar uma empresa banal numa empresa de ponta. Uma vez que a soma das partes (todos os elementos numa empresa) é maior que o todo (empresa).
Trabalho de Equipa
Tendo em conta que as empresas/organizações têm vários elementos e um objetivo comum a todos, o trabalho de equipa é um conceito fundamental para o crescimento, desenvolvimento e bem-estar da mesma. É um conceito-chave onde se deposita a esperança de resolução da maioria dos problemas, não só das grandes multinacionais como das pequenas e médias empresas.
“Por que razão algo que já existia se tornou tão importante nos dias de hoje?”
O trabalho de equipa tem como fim a colaboração das diferentes capacidades de