Kaizen
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Kaizen
Trabalho apresentado à disciplina de Produção e Serviços, ministrada pelo Sr. Professor Bruno Corrêa.
São Paulo
2011
Kaizen
Kaizen significa melhoramento. Mais ainda, Kaizen significa contínuo melhoramento, envolvendo todos, inclusive a administração e a direção de uma organização. A filosofia do Kaizen afirma que o nosso modo de vida, seja no trabalho, na sociedade ou em casa, merece ser constantemente melhorado. Baseada no senso comum e com baixos custos de implementação. É uma das formas mais rápidas e eficientes de trazer mudança a uma organização, independentemente da sua dimensão.
A essência das práticas mais "exclusivamente japonesas" de administração, sejam elas o melhoramento da produtividade, as atividades de TQC (Controle Total da Qualidade ), os círculos de CQ ( Controle de Qualidade ), ou as relações com a mão-de-obra, pode ser reduzida a uma palavra: Kaizen. O uso do termo Kaizen no lugar de palavras como produtividade, TQC, ZD (Zero Defeitos), e o sistema de sugestões apresenta um quadro muito mais claro do que tem estado acontecendo na indústria japonesa. Kaizen é um conceito de guarda-chuva, que abrange a maioria das práticas "exclusivamente japonesas" que recentemente atingiram tal fama mundial.
O recado da estratégia do Kaizen é que nenhum dia deve passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito em algum lugar da empresa.
O novo paradigma do Marketing está focalizado: no cliente, no custo, na conveniência e na comunicação. Isto significa que as empresas precisam se concentrar no cliente; precisam entender o que é importante para ele e produzir aquilo que ele deseja e pelo preço que está disposto a pagar; também é importante a conveniência para o consumidor; o mais importante é a comunicação que antigamente era uma rua de mão única, onde a empresa falava e só restava ao cliente