Kaizen e kanban
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
PI SAP
HENRY KRZYWY
KAIZEN E KANBAN
PONTA GROSSA
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIENCIAS AGRÁRIAS E TECNOLOGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
HENRY KRZYWY
KAIZEN E KANBAN
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto Industrial e Sistema de Administração da Produção, Professora Filomena Maria da Costa Nobrega Nadal.
PONTA GROSSA
2013
1.Introdução
Kaizen é uma palavra de origem japonesa e significa mudança para melhor ou melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e/ou no trabalho.
Kanban também é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”
2.Kaizen
Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da administração clássica de Taylor para renovar sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, que significa aprimoramento contínuo. Essa prática visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela, partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador de competitividade, além de atuar de reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.
Para o Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. O Sistema de produção da Toyota é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen.
Para o