Kaizen - 5S
SÃO BENTO DO SUL
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o propósito de abordar o programa 5S e Kaizen e após a mesma, colocá-lo em prática. Estes programas são utilizados para a implantação e melhoria da gestão da qualidade nas organizações. As empresas, visando o melhor desempenho do trabalhador, tendem a melhorar o ambiente profissional. Para isso, é necessária a criação de uma atmosfera na qual os colaboradores gostem de trabalhar. Por estes motivos, surgiu o programa 5S, que cria um ambiente digno de trabalho, onde o homem possa sentir-se bem consigo, com aqueles que o cercam e o local de trabalho. O intuito deste trabalho é fazer com que haja um entendimento do que são esses programas, bem como a sua aplicabilidade no ambiente que se vive.
1 KAIZEN
Kaizen (Kai, mudança e Zen, para melhor), é um termo de origem japonesa, que agrega o significado de “melhoria contínua” nos âmbitos do trabalho, família, pessoal e social. Seu propósito sugere o aprimoramento diário e constante das situações, visando sempre o aumento da produtividade, bem como eliminar os processos desnecessários e desperdícios, tanto de tempo, quanto de itens de produção, no ambiente de trabalho, por exemplo. O foco principal do Kaizen é humanizar as relações e com isso implementar sua produtividade.
Para buscar resultado, na empresa todos devem ter objetivo e missão comuns. Mas ao mesmo tempo, durante o período de trabalho devem trabalhar e viver de forma mais equilibrada e satisfatória possível. Porque trabalhando e vivendo de forma mais equilibrada e satisfatória possível, tende-se a aumentar a produtividade e melhorar a qualidade, que por sua vez, tende à conquista do resultado positivo no mercado. Ora, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três quesitos forem atendidos:
1) Estabilidade financeira e emocional ao