kairo
Howard Gardner psicólogo cognitivo e educacional conhecido pela sua teoria das inteligências múltiplas. Em 1981 recebeu prêmio da MacArthur Foundation. Em 2011 foi galardoado com o Prêmio Príncipe das Astúrias das Ciências Sociais.
Gardner defende a idéia de que inteligência não é talento, inteligência é um potencial biológico, psicológico condicionado a espécie humana, idéia essa afirmada por ele mesmo pouco tempo antes da publicação de seu artigo defendendo a existência de ao menos 7 inteligências distintas, sendo elas:
Lógica matemática
Lingüística
Espacial
Corporal sinestésica
Interpessoal
Intrapessoal
Musical
Já Daniel Goleman afirma que ninguém existe sem ao menos 10 inteligências acrescentando 3 mais
Ambientalista
Espiritualista (existencialista)
Pictórica
Garnder defende também a teoria de que todos possuem todas as inteligências, mas vai de cada pessoas estimular uma inteligência mais do que a outra entrado assim na idéia de assimilação de inteligência com talento, pessoas diferentes possuem inteligências diferentes e logo ritmos e maneiras distintas de aprender, sua teoria a inicio era embasada no descobrimento de cada área fixa responsável pela inteligência, assim como é descoberto áreas exclusivas para funções como visão, audição entre outros. Logo mais essa teoria passa a ser uma critica ao seu trabalho.
A emoção é uma inteligência aprendida assim como a moral e a razão, um produto da teoria empírica tida com base em informações intrínsecas e extrínsecas.
Gardner não fez uma metodologia de ensino, não podendo ser assim um modelo pedagógico, atuando apenas no campo teórico dos estudos, para Garner o mais importante é a educação personalizada, ou seja, olha para todos e para casa um ao mesmo tempo, levantando questionamentos importantes quando ao ritmo do aluno sendo eles:
Os alunos que melhor se desempenham, o que fazer para não desestimular os mesmos?